Regulação emocional
As emoções são fundamentais aos seres humanos. É uma resposta psico-fisiológica ao meio ambiente e o contexto social vivido.
Nos ajudam a dar respostas mais condizentes as diferentes experiências e processar e qualificar os estímulos.
Porém as emoções também podem ficar desreguladas por diversos fatores, por consequência de questões patológicas, questões sociais, culturais e que envolvem estilo de vida, por exemplo, estressores ambientais.
Portanto é necessário um trabalho de regulação emocional para desenvolver ferramentas e habilidades para regular as emoções de maneira adaptativa, ou seja fazer o melhor uso possível das emoções.
Regular as emoções de maneira adaptativa é fundamental para a promoção de saúde, e uma melhor qualidade de vida.
Esse trabalho de regulação emocional pode colaborar para o desenvolvimento pessoal, como facilitar a comunicação nas relações, auxiliar o desempenho no trabalho, dar mais energia e disposição, melhorar a ansiedade, reduzir o estresse e trazer mais satisfação.
A tristeza por exemplo pode nos ajudar a desenvolver sensibilidade, empatia, afeto, responsabilidade e outros.
A raiva pode ser direcionada para nos auxiliar a ter um senso de justiça, defender e respeitar seus limites, desenvolver empatia e muito mais.
Em suma a psicoterapia pode te auxiliar nesse processo de regulação emocional, servindo tanto de apoio, acompanhamento, acolhimento, quanto e elaboração de estratégias e tratamentos terapêutico, ou seja de acordo com a análise clinica nas sessões, baseada na historia de vida e processo pessoal da pessoa atendida.
